sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Trajetória de uma Doutrina: Espiritismo

Acabei de ler uma edição especial da revista "Aventuras na História" da ed. Abril sobre Espiritismo, "A Trajetória de uma doutrina: Espiritismo" (82 pgs). Surpreendeu-me positivamente a abrangência, cuidado e profundidade (para uma revista) da pesquisa realizada para sua edição. Diferentemente da abordagem dada por uma edição passada da "Superinteressante" sobre o mesmo tema, o tom geral é de um bom e respeitoso jornalismo.


Pensei já ter um conhecimento razoável sobre a história do Espiritismo, mas aprendi algo mais com os artigos sobre o Chico, André Luiz, a origem do Espiritismo, Swedenborg, as irmãs Fox, o próprio Kardec, investigações feitas por cientistas, Conan Doyle (o criador de Sherlock Holmes, considerado um soldado do Espiritismo) e o ilusionista Houdini (um dos grandes adversários do Espiritismo).


Em relação ao Brasil, há artigos sobre as origens e o desenvolvimento do Espiritismo aqui, Bezerra de Menezes, ramificações do Espiritismo no Brasil, estatísticas sobre o Espiritismo aqui e no mundo.


Finalmente, uma relação dos livros fundamentais e dos livros clássicos da doutrina, e dos filmes nacionais e estrangeiros abrangendo temas espíritas que fizeram sucesso. Gostei particularmente da extensa linha do tempo descrevendo a evolução do Espiritismo no mundo e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualização de Cultura, por Deolindo Amorim

Este lúcido texto do jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro,   Deolindo Amorim (1906 - 1984), publicado no Anuário Espír...