quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atenção Plena - parte 2: As 3 Mentes

Esta é uma introdução ao desenvolvimento de habilidades de Atenção Plena. Elas podem ajudar você a controlar sua própria mente, ao invés de deixar que seus impulsos automáticos o controlem.

Essas habilidades fundamentam-se em estudos da Psicologia e das Neurociências sobre a atenção, além de importantes contribuições das práticas de meditação orientais. Parte importante desta introdução baseia-se no trabalho* desenvolvido pela Dra. Marsha M. Linehan**. 

Um passo preliminar útil para o aprendizado da Atenção Plena é o conceito das 3 mentes, ou dos 3 estados mentais: mente racional, mente emocional e mente sábia. Esta é apenas uma distinção didática e simplificada para nos ajudar a compreender melhor como funcionamos.

Uma pessoa está no estado mental de mente racional quando quando aborda o conhecimento intelectualmente, pensa racional e logicamente, presta atenção aos fatos empíricos, faz planos para o que quer fazer, concentra a atenção, é tranquila em sua abordagem dos problemas.
A pessoa está em mente emocional quando seu pensamento e comportamento são controlados principalmente por seu estado emocional no momento. No estado de mente emocional as cognições (pensamentos) são "quentes"; o pensamento racional e lógico é difícil; os fatos são amplificados ou distorcidos para que sejam congruentes com a emoção; e a energia do comportamento também é congruente com o estado emocional.
A mente sábia é a integração entre a mente emocional e a mente racional, mas também vai além delas: a mente sábia adiciona o conhecimento intuitivo à experiência emocional e à análise lógica.
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Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno de Personalidade Borderline: guia do terapeuta" e "Vencendo o  Transtorno de Personalidade Borderline com a Terapia Cognitivo-Comportamental: manual do paciente", ambos da Artmed, publicados em 2010.
**A Dra. Linehan é professora de Psicologia e de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade de Washington, em Seatle, Diretora do Behavioral Research and Therapy Clinics na mesma cidade. É também fundadora do Marie Institute of Behavioral Thechnology e da empresa Behavioral Tech, LLC. É considerada uma das maiores autoridades mundiais em TPB.

Atenção Plena - parte 1: Introdução


Num artigo publicado no New York Times (Folha de S. Paulo, 24/01/2011), "Os Riscos de Ser Multitarefa na Guerra", Thorm Shanker e Matt Richtel analisam os problemas enfrentados por oficiais da inteligência americana. Esses oficiais ficam conectados on line por horas, recebendo e analisando múltiplas informações simultâneas. O trabalho deles pode ser exemplificado por Josh, um tenente de 25 anos da Força Área dos EUA que "durante 12 horas por dia, (...) monitora uma avalanche de imagens em dez telas" ao mesmo tempo e que fica "com um fone em um ouvido, falando com um piloto no 'hedset no outro ouvido, digitando no 'chat' ao mesmo tempo e olhando as telas".

Dizem os autores do artigo que "os militares têm buscado abordagens inovadoras para ajudar os soldados a se concentrar. Num quartel do Exército em Oahu (Havaí), os pesquisadores empregam o chamado 'treinamento de aptidão mental baseado na atenção plena', para tentar 'reprogramar' a capacidade de foco do indivíduo. O programa consiste em pedir aos soldados que se concentrem em uma parte do seu corpo, como sentir um pé no chão ou a sensação de estar sentado na cadeira, e que então mudem para outro foco, como escutar o zumbido do ar condicionado".


Guardadas as proporções e transpondo isso para contextos civis, isto se parece muito com as atividades de várias pessoas no ambiente profissional. E de muitas mulheres que tentam conciliar (às vezes simultaneamente) tarefas de mãe, dona-de-casa, esposa, profissional, amiga etc.* O que às vezes pode levar a  estresse crônico (e até a um burnout - veja o artigo "Sindrome de Burnout" do Dr. Drauzio Varella), quando tais atividades são acompanhadas de excessiva ansiedade "automatizada". E a atenção plena pode ajudar a pessoa a se reequilibrar, desligando o automatismo da ansiedade crônica.

Veja as 10 breves sequências deste texto: 

Atenção Plena - parte 2: As 3 Mentes;
parte 3: A Mente Racional;
parte 4: A Mente Emocional;
parte 5: Mente Racional x Mente Emocional;
parte 6: A Mente Sábia;
parte 7: Mais sobre a Mente Sábia;
parte 8: Buscando Contato com a Mente Sábia;
parte 9: O Sentimento de Coerência Interna;
parte 10: Mente emocional e mente sábia - como saber a diferença.
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* Fonte da foto: "A ciência comprova que mulheres são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo", em http://hypescience.com/a-ciencia-comprova-que-mulheres-sao-melhores-em-fazer-varias-tarefas-ao-mesmo-tempo/