A. Dois tipos básicos de
habilidades de atenção plena: (1) habilidades do tipo "O QUE"
(i.e., o que fazer) e (2) habilidades
do tipo "COMO" (i.e., como
fazer).
B. Habilidades do tipo
"o que": observar, descrever ou participar. É importante realçar que somente podemos praticar uma dessas habilidades de
cada vez, não as
três ao mesmo tempo. Em comparação, as habilidades do tipo "como"
podem ser aplicadas todas ao mesmo tempo.
Observar: é sentir ou vivenciar
sem descrever ou rotular a experiência. É notar ou prestar atenção a algo.
Descrever: é usar palavras para
representar o que você observa.
Observar é como sentir; não existem palavras. Observar é notar e
prestar atenção. Descrever é uma reação a observar; é rotular o que se observa.
Pense em outras diferenças entre descrever e observar.
Exercícios Práticos: faça cada um dos seguintes
exercícios. (Primeiro vivencie, só sinta. Depois descreva o que sentiu, em que partes do corpo essa sensação foi mais perceptível, e como foi ela.)
1. Sinta suas costas no encosto da cadeira.
Agora, descreva para si como foi esta
sensação.
2. Sinta sua mão sobre uma superfície fria
(p.ex., uma mesa ou cadeira) ou uma superfície quente (p.ex., sua outra mão). Agora, descreva para si como foi esta sensação.
3. Preste atenção e tente sentir o
seu estômago,
seus ombros. Agora, descreva para si como foi esta sensação.
4. Bata logo acima do lábio superior,
depois pare de bater e veja quanto tempo leva até você não sentir mais a
sensação que provocou no lábio. Agora, descreva para si como foi esta sensação.
5. Observe em sua mente os dois primeiros
pensamentos que tiver. Agora, descreva. Conseguiu observar os 2 primeiros pensamentos? Que dificuldades teve para
isto? Repita este exercício de tentar observar os 2 primeiros
pensamentos que tiver até que consiga fazer isto adequadamente.
Mais
uma vez: observar é como sentir, sem palavras. Descrever é utilizar palavras ou
pensamentos para rotular o que se observa.
Descrever um pensamento como pensamento exige que se note que é um
pensamento em vez de um fato. Por exemplo, há diferença entre
pensar "sou incompetente" e
ser incompetente, ou seja, posso não ter ainda competência para realizar
determinada coisa (p.ex., voar de asa delta, negociar eficazmente condições de
trabalho e salário com meu chefe etc.), mas isto não significa que seja
incompetente de uma forma geral, pois realizo bem várias outras coisas.
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