quinta-feira, 19 de julho de 2012

Atenção Plena - parte 6: A Mente Sábia


O estado de mente sábia é a integração da mente emocional com a mente racional. Não se pode dominar a mente emocional com a mente racional. Também não se podem criar emoções com racionalidade. Devemos penetrar e integrar as duas.

A mente sábia é aquela parte de cada pessoa que pode saber e experimentar a verdade. É onde a pessoa sabe que algo é verdadeiro ou válido. É onde a pessoa sabe algo de maneira centrada.

A sabedoria, mente sábia ou conhecimento sábio depende da integração de todas as maneiras de saber algo: saber observando, saber analisando de forma lógica, saber pelo que experimentamos em nossos corpos (experiência cinética e sensorial), saber pelo que sentimos (nossas emoções), saber pelo que fazemos e saber por intuição (May, 1982).

A mente sábia é semelhante à intuição. (Ou, talvez, a intuição faça parte da mente sábia.) Ela é o saber que é mais que raciocinar e mais que aquilo que é observado diretamente. Ela tem qualidades de experiência direta; conhecimento imediato; compreensão do significado, da significância ou da verdade de um fato sem ter que analisá-lo intelectualmente (Deikman, 1982)*; e "sentimentos de coerência profunda" (Polanyi, 1958).**

Todos temos uma mente sábia; alguns apenas nunca a experimentaram. Além disso, ninguém está na mente sábia o tempo todo.

Exercício 6. Você provavelmente já teve experiências com a sua mente sábia. Procure se recordar de algumas dessas experiências e as descreva.

___________________________
* Deikmamn, A.J. (1982). The observing self. Mysticism and psychotherapy. Boston: Beacon Press.
** Polanyi, M. (1958). Personal knowledge. Chicago: University of Chicago Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualização de Cultura, por Deolindo Amorim

Este lúcido texto do jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro,   Deolindo Amorim (1906 - 1984), publicado no Anuário Espír...