domingo, 16 de janeiro de 2011

Dez Atitudes para Criar Filhos Mais Felizes - Atitudes 4, 5, 6, 7, 8 e 10

       Concluo, com esta postagem, a série sobre o artigo "Equilíbrio Essencial: 10 maneiras de estreitar laços de afeto e preparar os filhos para a vida" de Robert Epstein (revista Mente & Cérebro, ano XVIII, no. 215 - dezembro de 2010).


       Atitude 4: "Incentivo à autonomia e à independência. Apesar de ser difícil para alguns pais encontrar a medida, é fundamental tratar os filhos com respeito e estimulá-los a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa."
       Já comentei, na 1a. postagem desta série "1a. Atitude: Amor e Carinho" sobre o equilíbrio necessário, por um lado, entre o amor e carinho com respeito à individualidade do filho, e, por outro lado, o estabelecimento de limites e de condições para que o filho aprenda a autodisciplina.


       Atitude 5: "Acompanhar a aprendizagem. Ao valorizarem a curiosidade dos filhos e sua disposição para aprender, os pais lhes prestam um enorme benefício."
       A criança é naturalmente curiosa e gosta de explorar e aprender coisas novas. A reação positiva dos pais (e também professores) a esses comportamentos e atitudes dos filhos pode levar ao desenvolvimento de atitudes saudáveis de  aprendizado, promotoras do evolução da criança ou, em caso contrário, a vários tipos de dificuldades de aprendizagem.


       Atitude 6: "Preparação para a vida. É um ato de amor conversar com os pequenos sobre temas delicados como medos, sexo e morte em linguagem acessível, bem com prepará-los para assumir responsabilidades (a mesada, por exemplo, é uma forma de ensiná-los a lidar com dinheiro)."


       Atitude 7: "Atenção ao comportamento. Reforçar positivamente as boas atitudes e recorrer ao castigo somente quando outros métodos, como a conversa, já falharam mais de uma vez."
       Veja, neste sentido, a postagem desta série "3a. Atitude: Habilidades de Relacionamento".


       Atitude 8: "Saúde. Bons pais propiciam um estilo saudável e estimulam bons hábitos como exercícios regulares, higiene e alimentação adequada para seus filhos."
       Comento sobre os benefícios dos exercícios regulares na postagem desta série "2a. Atitude: Administração do Estresse".


       Atitude 10: "Segurança. É fundamental o empenho constante para proteger os filhos de situações de risco e manter-se vigilante quanto a suas atividades e amizades."

       Veja também a 9a. Atitude: Espiritualidade, publicado neste blog em 24/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualização de Cultura, por Deolindo Amorim

Este lúcido texto do jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro,   Deolindo Amorim (1906 - 1984), publicado no Anuário Espír...