O CSV –Character Strengths and Virtues (Forças de Caráter e Virtudes) representa o
mais ambicioso projeto de pesquisa (CSV; Peterson & Seligman, 2004) do
movimento da Psicologia Positiva. Diferentemente da CID-10 da Organização
Mundial da Saúde, ou da DSM-IV da Associação Americana de Psiquiatria que
descrevem e classificam desordens psicológicas que incapacitam os seres
humanos, a CSV descreve e classifica forças e virtudes que promovem a saúde
mental e o desenvolvimento humano.
A pesquisa
para desenvolver o CSV começou com a leitura e análise dos textos fundamentais
de todas as principais religiões e tradições filosóficas, com o intuito de se descobrir
quais as virtudes valorizadas por essas diversas tradições. Foram analisadas,
por exemplo, as principais tradições filosóficas gregas (Sócrates, Platão,
Aristóteles, os estóicos e os epicuristas), o Novo Testamento, Santo Tomás de
Aquino, o Velho Testamento e o Talmude, os ensinamentos de Confúcio, Buda,
Lao-tsé, os Upanishadas e o Bushido samurai, num total de cerca de duzentos
códigos de conduta e virtude. Posteriormente, pesquisas em 40 países revelaram um
alto grau de concordância (cerca de 80%), entre as populações dos diferentes
países, com as virtudes definidas e as forças de caráter a elas ligadas.
Relacionando as conclusões desta pesquisa com a Doutrina Espírita,
verificamos que as virtudes e as forças de caráter identificadas estão
coerentes com os ensinamentos dos espíritos sobre as Leis da Adoração, de
Trabalho, de Conservação, de Sociedade, de Progresso, de Igualdade, de
Liberdade, de Justiça, Amor e Caridade descritos no Livro dos Espíritos (LE, caps. II, III, V, VII, VIII, IX, Xe XI), bem como com a Perfeição Moral (LE, cap. XII), que as abrange e completa.
O esquema
geral da CSV envolve seis virtudes abrangentes que quase todas as culturas no
mundo inteiro valorizam: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência (Dahlsgaard, Peterson & Seligman). Sob cada
virtude, a pesquisa identificou forças específicas de caráter, seguindo os
seguintes critérios na escolha de cada força:
Ubiqüidade – ser amplamente reconhecida em um grande número de diferentes
culturas em todo o mundo.
Plenitude – contribuir para a plenitude, satisfação e felicidade humana,
entendidas de uma forma ampla.
Valor Moral – ser valorizada por si mesma e não como
um meio para se atingir um fim.
Não Diminuir
os Outros – elevar a pessoa que a
desenvolve, produzindo admiração, não inveja.
Opor-se à
Infelicidade – ser um oposto óbvio do que é
negativo.
Ser um Traço
de Caráter – ser uma característica
individual que demonstre estabilidade nas situações em geral.
Mensurável – ter sido mensurada com sucesso por pesquisadores como uma
característica presente de forma diferenciada em cada pessoa.
Distinta – não ser redundante (conceitual ou empiricamente) com outras
forças de caráter.
Ser um Modelo
de Referência – ser encontrada
de forma marcante e exemplar em alguns indivíduos.
Prodígios – aparecer de uma forma prodigiosa em algumas crianças ou jovens.
Ausência
Seletiva – estar ausente em alguns
indivíduos.
Institucional – ser um
objetivo deliberado de práticas e rituais sociais que buscam cultivar esta
força nas pessoas.
Veja a sequência desta postagem: As 6 Virtudes e as 24 Forças de Caráter
Veja a sequência desta postagem: As 6 Virtudes e as 24 Forças de Caráter
Nenhum comentário:
Postar um comentário