Veja também a 1a. parte deste texto: FORÇAS DE CARÁTER E VIRTUDES (CSV)
1. SABEDORIA E CONHECIMENTO: Forças cognitivas que promovem a aquisição e o uso do conhecimento |
Criatividade e Originalidade: Pensar novas e
produtivas maneiras para fazer as coisas. Uso de comportamentos criativos
para a resolução de problemas. Inteligência prática para a geração de
soluções inovadoras.
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Curiosidade e Interesse pelo Mundo: Receptividade
às experiências: interessar-se pelas novas experiências de vida, curiosidade
acerca do mundo. Flexibilidade em relação a questões que não se enquadram em
conceitos preestabelecidos.
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Amor pelo Conhecimento: Valorização da aprendizagem
e do conhecimento, ainda que não haja incentivos externos para isso. Aprender
novas habilidades, assuntos e áreas de conhecimentos.
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Mente Aberta: Analisar as coisas sob diversos
pontos de vista, principalmente durante a tomada de decisão. Usar evidências
sólidas e critérios objetivos para a decisão.
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Perspectiva: Visão global e madura dos fatos, do
mundo e das pessoas – o que o torna referência para outras pessoas, as quais
recorrem a você em busca de uma melhor perspectiva de si mesmas e de seus
problemas.
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2. CORAGEM: Forças emocionais que envolvem a determinação de atingir metas superando oposições externas e internas |
Autenticidade: Dizer a verdade, viver e se
apresentar de maneira genuína e autêntica. Ter comportamento compatível com
os próprios valores pessoais.
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Bravura: Não se encolher, recuar ou fugir diante de
obstáculos, ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Postura intelectual e
emocional de independência, mesmo quando isso seja impopular e difícil.
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Persistência: Terminar o que começou. Quando
assumir projetos difíceis, leva-los até o fim, sempre com bom humor e sem
reclamações. Perseguir com determinação as metas.
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Entusiasmo: Atirar-se “de corpo e alma” às
atividades que assume. Ter paixão “contagiosa” em relação às atividades a que
se dedica. Capacidade de se motivar e motivar/ inspirar as outras pessoas.
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3. HUMANIDADE: Forças interpessoais que envolvem “ternura e fraternidade” para com os outros |
Bondade: Levar os interesses dos outros seres
humanos tão a sério quanto os próprios. Proteger e ajudar outros; realizar
favores e boas obras para outros.
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Amor: Valorizar os relacionamentos próximos e
íntimos. Nutrir sentimentos profundos e duradouros e ser capaz de recebê-Ios
de outras pessoas.
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Inteligência Social: Conhecimento/ capacidade de
perceber os motivos, temperamento e sentimentos de si mesmo e dos outros, e
usar esse conhecimento para orientar o próprio comportamento.
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4. JUSTIÇA: Forças cívicas que promovem uma vida comunitária saudável |
Eqüidade: Tratar a todos de acordo com os
princípios da equidade e justiça. Não permitir que sentimentos pessoais
influenciem em decisões envolvendo terceiros. Não ter preconceitos. Ter o
comportamento guiado por princípios morais solidamente estabelecidos.
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Liderança: Capacidade de organizar, com eficácia,
as atividades de pessoas e grupos e criar condições para que tais atividades
aconteçam, administrando conflitos, educando e desenvolvendo os liderados,
agindo com firmeza, humanidade e justiça.
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Trabalho em Equipe: Trabalhar bem como membro de
uma equipe de trabalho. Destacar-se como membro de uma equipe, ser leal e
dedicado, esforçando-se pelo sucesso da equipe. Valorizar as metas e
propósitos da equipe. Respeitar as posições de autoridade na equipe.
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5. TEMPERANÇA: Forças que protegem contra excessos |
Perdão: Perdoar aqueles que erraram ou lhe fizeram
mal. Dar novas chances. Ter como princípio orientador a misericórdia e não a
vingança.
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Modéstia: Deixar que suas realizações falem por sim
mesmas. Não se colocar em evidência. Ser despretensioso. Não acreditar que
vitórias e derrotas passageiras influenciem demasiadamente o grande esquema
dos acontecimentos.
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Prudência: Ser cuidadoso em suas escolhas. Não
fazer ou dizer coisas das quais possa se arrepender posteriormente.
Informar-se bem antes de agir. Ponderação.
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Auto-controle: Controlar seus sentimentos,
impulsos, desejos e necessidades, quando isto é adequado.
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6. TRANSCENDÊNCIA: Forças que impulsionam as conexões com o universo como um todo e dão significado à vida. |
Apreciação da Beleza e da Excelência: Apreciar a
beleza, a excelência e a habilidade em todos os setores: na natureza, na
arte, na ciência e em todos os momentos da vida diária. A apreciação, quando
intensa, vem acompanhada de surpresa e admiração.
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Esperança: Esperar o melhor e trabalhar para
realiza-lo. Planejar e trabalhar esperando sempre pelo melhor. Postura
positiva em relação ao futuro, garantindo o bom ânimo no presente.
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Humor: Gostar de rir e fazer rir. Conseguir ver
facilmente o lado alegre da vida. Ter bom humor e saber se divertir, quando a
ocasião assim o pede.
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Gratidão: Estar consciente e grato pelas boas
coisas que acontecem. Apreciar a excelência do caráter moral de alguém.
Admiração, agradecimento e apreciação pela própria vida.
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Religiosidade: Ter crenças sólidas e coerentes
acerca do propósito maior e do significado do universo, que forneçam uma
fonte de conforto e uma filosofia de vida articulada – religiosa ou não – que
o situe num quadro maior de transcendência.
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Referências:
APOLINÁRIO, F. O resgate do caráter: Como a Psicologia
positiva colocou o caráter e as virtudes na agenda científica. Ciências &
Vida Psique, edição especial n. 08, p. 44-48.
SELIGMAN,
M. E. P., STEEN, T. A., PARK, N., & PETERSON, C. Positive Psychology Progress; empirical validation of Intervention.
American Psychology, n. 5, vol. 60, p. 410-421, 2005 - http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/images/apaarticle.pdf.
KARDEC, Allan. O
Livro dos Espíritos: Filosofia espiritualista. Tradução de José Herculano
Pires. 5a edição – São Paulo: FEESP, 1991.
Gostei muito, obrigado.
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