quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atenção Plena - parte 2: As 3 Mentes

Esta é uma introdução ao desenvolvimento de habilidades de Atenção Plena. Elas podem ajudar você a controlar sua própria mente, ao invés de deixar que seus impulsos automáticos o controlem.

Essas habilidades fundamentam-se em estudos da Psicologia e das Neurociências sobre a atenção, além de importantes contribuições das práticas de meditação orientais. Parte importante desta introdução baseia-se no trabalho* desenvolvido pela Dra. Marsha M. Linehan**. 

Um passo preliminar útil para o aprendizado da Atenção Plena é o conceito das 3 mentes, ou dos 3 estados mentais: mente racional, mente emocional e mente sábia. Esta é apenas uma distinção didática e simplificada para nos ajudar a compreender melhor como funcionamos.

Uma pessoa está no estado mental de mente racional quando quando aborda o conhecimento intelectualmente, pensa racional e logicamente, presta atenção aos fatos empíricos, faz planos para o que quer fazer, concentra a atenção, é tranquila em sua abordagem dos problemas.
A pessoa está em mente emocional quando seu pensamento e comportamento são controlados principalmente por seu estado emocional no momento. No estado de mente emocional as cognições (pensamentos) são "quentes"; o pensamento racional e lógico é difícil; os fatos são amplificados ou distorcidos para que sejam congruentes com a emoção; e a energia do comportamento também é congruente com o estado emocional.
A mente sábia é a integração entre a mente emocional e a mente racional, mas também vai além delas: a mente sábia adiciona o conhecimento intuitivo à experiência emocional e à análise lógica.
 ___________________________
Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno de Personalidade Borderline: guia do terapeuta" e "Vencendo o  Transtorno de Personalidade Borderline com a Terapia Cognitivo-Comportamental: manual do paciente", ambos da Artmed, publicados em 2010.
**A Dra. Linehan é professora de Psicologia e de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade de Washington, em Seatle, Diretora do Behavioral Research and Therapy Clinics na mesma cidade. É também fundadora do Marie Institute of Behavioral Thechnology e da empresa Behavioral Tech, LLC. É considerada uma das maiores autoridades mundiais em TPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualização de Cultura, por Deolindo Amorim

Este lúcido texto do jornalista, escritor e conferencista espírita brasileiro,   Deolindo Amorim (1906 - 1984), publicado no Anuário Espír...